Focaccia de Pimentos Assados e Azeitonas

13 May

fotografia da Ágata Xavier

Assim que definimos o tema da edição experimental, houve imediatamente um par de receitas que foram postas em cima da mesa. Esta focaccia foi uma delas. Já tinha sido experimentada em alguns jantares que juntaram amigos e família, e como foi sempre recebida com o entusiasmo reservado àquelas coisas mesmo especiais, foi uma escolha óbvia.

É uma receita que engana: é mais facil do que parece – e isso é só mais uma das características que a tornam perigosamente irresístivel! É óptima para acompanhar uma entrada de legumes ou queijos, e pode ser alterada a gosto – para além dos pimentos ja a fizemos só com tomilho e dentes de alho ou com tomate assado. A receita foi adaptada daqui – o Lottie + Doof é um dos nossos blogues favoritos!

Focaccia de Pimentos Assados e Azeitonas

1 ½  colheres de chá de fermento em pó  

2  colheres de sopa de açucar

450g de farinha

1 colher de sopa e 1 colher de chá de sal

125 ml de azeite

3 pimentos vermelhos

100g de azeitonas sem caroço

Numa tigela, deite o fermento, 1 colher de chá de açucar e 125ml de água quente. Deixe o fermento repousar durante cerca de 10 minutos e até ganhar uma espuma esbranquiçada em cima.  

Entretanto, noutra tigela misture a farinha, o que sobrou do açucar e o sal, e faça um buraco no centro, onde vai deitar a mistura do fermento, assim como 1 colher de sopa de azeite e 250ml de água quente. Vá misturando até obter uma consistência sólida.

Retire a massa da tigela, e coloque-a numa superfície previamente enfarinhada. Amasse durante cerca de 10 minutos ou até obter uma massa suave e elástica. Forme uma bola, e coloque a massa numa tigela previamente untada com 3 colheres de sopa de azeite. Cubra com papel aderente e deixe levedar durante pelo menos uma hora e meia.

Enquanto a massa fica a repousar, lave os pimentos e esmague 3 dentes de alho. Num pirex, coloque os pimentos inteiros, os dentes de alho e 2 colheres de sopa de azeite.Leve ao forno durante cerca de 30 minutos a 170º, ou até o pimento estar dourado e assado. Quando estiver pronto, retire do forno, deixe arrefecer e corte o pimento às tiras e reserve.

Quando a massa estiver pronta, altura em que deve ter cerca do dobro do tamanho inicial, transfira-a para uma forma untada com azeite. Com a ponta dos dedos, ajude a esticar a massa até cobrir a totalidade da forma. Unte a parte de cima da massa com um pouco de azeite e cubra com uma toalha de pano e deixe repousar durante cerca de 1 hora.

Leve ao forno a 180º durante cerca de 30-40 minutos, ou até estar dourada. Sirva-a cortada aos quadrados. É maravilhosa acabada de sair do forno ou ligeiramente tostada para o almoço do dia seguinte.

Advertisements

2 Responses to “Focaccia de Pimentos Assados e Azeitonas”

  1. Ana Lu May 16, 2011 at 9:07 am #

    Desculpem lá, mas ´mesmo sendo só 10h da manhã só pla vossa descrição da receita dá vontade de experimentar!!! Continuem o bom trabalho!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: